A disputa reacionária pela educação: reflexões para além da educação escolarizada
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8479Palavras-chave:
Educação, Educação não escolarizada , Escola sem partidoResumo
O Escola sem Partido é um movimento reacionário que surgiu no Brasil e que tem conseguido pautar a educação nacional, mesmo sem ter um projeto de lei que o respalde nacionalmente. Uma das maiores afirmações do movimento é que a Escola, através do segmento docente, promove doutrinação ideológica. Considerando esta afirmação do Escola sem Partido, o presente trabalho visa trazer contribuições que problematizam a educação escolarizada e que mostram que a visão de mundo das pessoas também é forjada em outros espaços que extrapolam os muros das instituições de ensino. Assim, através de levantamento bibliográfico e análise documental, o trabalho discute as intencionalidades do referido movimento e o que ele pretende ao fazer tal afirmação. Conclui salientando a necessidade de se ampliar estudos e debates sobre o movimento como uma forma de enfrentamento diante do clima de intolerância que alimenta, o qual, em outros períodos históricos, ofereceu o amálgama para a implementação de regimes autoritários e antidemocráticos.
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