Os impactos da Pandemia da Covid-19 na educação infantil: desafios entre educandos e educadores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14781

Keywords:

Educação infantil, Impactos, Covid-19, Educação

Abstract

O presente estudo discute os impactos do Covid-19 na Educação Infantil que, no ano de 2020, obrigou o fechamento de escolas como meio de proteção para discentes, funcionários e docentes. Diante de tal medida, fez-se necessário desenvolver uma rápida e temporária alternativa, que ficou conhecida como Ensino Remoto. Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método de revisão narrativa, com a seleção de trabalhos que tratavam especificamente do tema proposto, cotejando com informações da legislação educacional brasileira. Os principais trabalhos, que orientaram as reflexões propostas no texto foram: Previtali e Fagiani (2021), Carvalho, David e Vasconcelos (2021), Cabrito (2021), Hage e Sena (2021) e Linhares e Enumo (2020). Este estudo permitiu compreender que o ensino remoto evidenciou várias problemáticas e desigualdades existentes no país que dificultam a garantia de uma educação de qualidade para todos, especialmente na educação infantil e entre estudantes mais pobres.

 

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Author Biographies

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui, Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em convênio com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: cultura e diversidade, currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas e identidade. Correio eletrônico: sconceicao@uesc.br

Naiane Machado Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil

Especialização em Gestão Pública Municipal - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Correio eletrônico: naianemachadoalves@gmail.com

Michelle Almeida de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação (SMEC) - Lajedo do Tabocal - Bahia - Brasil

Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Única de Ipatinga. Graduada em Geografia pela Universidade Pitágoras Unopar. Professora da rede pública municipal de Lajedo do Tabocal – Bahia. Correio eletrônico: malmeidadequeiroz@gmail.com

Paulo Marcio Santos de Queiroz, Universidade Católica de Salvador (UCSAL) - Brasil

Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. UESB. Licenciado em Geografia pela UESC. Licenciado em Ciências Sociais UESB. Correio Eletrônico: paulomarcio53@hotmail.com

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Published

2024-06-30

How to Cite

CONCEIÇÃO, S. da .; ALVES, N. M.; QUEIROZ, M. A. de .; QUEIROZ, P. M. S. de . Os impactos da Pandemia da Covid-19 na educação infantil: desafios entre educandos e educadores . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 64-116, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14781. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14781. Acesso em: 22 dec. 2024.