Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14781

Palabras clave:

COVID-19; Educación; Educación Infantil; Impactos.

Resumen

O presente estudo discute os impactos do Covid-19 na Educação Infantil que, no ano de 2020, obrigou o fechamento de escolas como meio de proteção para discentes, funcionários e docentes. Diante de tal medida, fez-se necessário desenvolver uma rápida e temporária alternativa, que ficou conhecida como Ensino Remoto. Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método de revisão narrativa, com a seleção de trabalhos que tratavam especificamente do tema proposto, cotejando com informações da legislação educacional brasileira. Os principais trabalhos, que orientaram as reflexões propostas no textos foram: Previtali e Fagiani (2021), Carvalho, David e Vasconcelos (2021), Cabrito (2021), Hage e Sena (2021) e Linhares e Enumo (2020). Este estudo permitiu compreender que o ensino remoto evidenciou várias problemáticas e desigualdades existentes no país que dificultam a garantia de uma educação de qualidade para todos, especialmente na educação infantil e entre estudantes mais pobres.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui, Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em convênio com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: cultura e diversidade, currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas e identidade. Correio eletrônico: 

Naiane Machado Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil

Especialização em Gestão Pública Municipal - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Correio eletrônico: naianemachadoalves@gmail.com

Michelle Almeida de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação (SMEC) - Lajedo do Tabocal - Bahia - Brasil

Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Única de Ipatinga. Graduada em Geografia pela Universidade Pitagóras Unopar. Professora da rede pública municipal de Lajedo do Tabocal – Bahia
Correio eletrônico: malmeidadequeiroz@gmail.com

Paulo Marcio Santos de Queiroz, Universidade Católica de Salvador (UCSAL) - Brasil

Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. UESB. Licenciado em Geografia pela UESC. Licenciado em Ciências Sociais UESB. Correio Eletrônico: paulomarcio53@hotmail.com

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Câmara Federal, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 104.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_El_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

BRASIL. Agência Senado. Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico.

BRITO, K. R. L. A. Pandemia e Experiências Formativas e auto-formativas entre docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Vitória da Conquista/BA. 2023. 123 f. Dissertação de Mestrado em Ensino - Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2023.

CARVALHO, T.C. D. C.V; DAVID, P.B; VASCONCELOS, F. H. L. PERCEPÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise bibliográfica. Conexões, Ciência e Tecnologia. Fortaleza/CE, v.15, 01-11, e021025, 2021.

FAGIANI, Cílson César. Brasil e Portugal: qual a formação do jovem trabalhador no século XXI? Uberlândia: Navegando. 2018.

GOMES, I. S; CAMINHA, I.O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan/mar de 2014.

HAGE, S. A; SENA, I. P. F. S. DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: Defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2021.

LINHARES, M. B. M., & ENUMO, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. p. 1-14.

NOTA TÉCNICA: Impactos da pandemia na alfabetização de crianças. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nada é novo, mas tudo mudou: Um ponto de vista sobre a escola do futuro, Perspectivas, n. 2020, pág. 1 a 7 de 2020.

PREVITALI, F. S; FAGIANI, C. C. Educação Básica sob a Pandemia Covid-19 no Brasil e a Educação que convém ao Capital. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 6, nº 11, p. 499-518, jul.-dez./2021.

REDIN, Marita Martins (Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. p.14-84.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Impactos da Pandemia na Alfabetização de Crianças, 2022. 10p.

UNESCO. Education: From COVID-19 school closures to recovery. Disponível em: https://www.unesco.org/en/covid-19/education-response. Acesso em: 03/04/2024.

UNESCO. UNESCO avisa que, em todo o mundo, 117 milhões de estudantes ainda estão for da escola. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/unesco-avisa-que-em-todo-o-mundo-117-milhoes-de-estudantes-ainda-estao-fora-da-escola. Acesso em: 02/02/2024.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

CONCEIÇÃO, S. da .; ALVES, N. M.; QUEIROZ, M. A. de .; QUEIROZ, P. M. S. de . . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 64-116, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14781. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14781. Acesso em: 22 jul. 2024.