Formação de Professores e Política Pública de Tempo Integral: as vozes dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.8251

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática, Tempo Integral

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de caráter documental e de campo realizada em uma escola pública do Estado de Minas Gerais com o objetivo de analisar a percepção de professores quanto à sua formação para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, na Educação integral/integrada. Este texto busca apresentar as vozes dos sujeitos ao refletir sobre e discutir a formação inicial e continuada do professor como requisito essencial, além da formação acadêmica inicial, para sua atuação no “Tempo Integral” principalmente, ao pensar a peculiar condição deste profissional, considerando os conhecimentos construídos durante seu curso de graduação e as funções que deverá desempenhar como docente da disciplina de Matemática. Os resultados de nossa análise, nos levam a concluir que os professores pesquisados são sujeitos ativos de sua própria prática, utilizando-a, mobilizando-a e produzindo os saberes necessários para desempenhar suas funções docentes e alcançar os objetivos do processo de ensino e aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Iracema Neves Lima, UFVJM

Mestrado em Educação  pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Campus JK – Diamantina -PPGED/UFVJM. Professora efetiva na rede municipal de ensino de Senador Modestino Gonçalves \ MG . Professora efetiva na rede estadual de ensino de MG  no Atendimento Educacional Especializado ( AEE) , Sala de Recursos.

Kyrleys Pereira Pereira Vasconcelos, UFVJM

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação FaE/UFMG. Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar - pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996); em Historia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1992) e em Pedagogia - Inspeção Escolar - pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Correio eletrônico: shirley.almeida@unimontes.br

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, UNIMONTES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação FaE/UFMG. Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. É professora efetiva do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros. Atuou na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES (2018 a 2018). Atua como docente orientadora de um núcleo do Programa Residência Pedagógica (2018-). É membro da Diretoria da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, triênio 2019-2021.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd) que se dedica a investigações que têm como foco: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Currículo, Gestão e Avaliação Educacionais.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

LIMA, I. N.; VASCONCELOS, K. P. P. .; ALMEIDA, S. P. N. de C. e. Formação de Professores e Política Pública de Tempo Integral: as vozes dos sujeitos . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 277-296, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.8251. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8251. Acesso em: 23 abr. 2024.

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Artigos