Minha escola não existe? Política de expansão de vagas em interface com a regulamentação dos espaços
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8248Palabras clave:
Educação Infantil. Espaços Partilhados. Políticas Educacionais.Resumen
Esta pesquisa analisou a política de expansão da oferta de vagas para a Educação Infantil no município de Itabuna-Bahia, caracterizado pela realidade do partilhamento do espaço do Ensino Fundamental com a Educação Infantil. Como percurso metodológico, optou-se por pesquisa qualitativa, com a abordagem do Ciclo de Políticas formulado por Stephen Ball e Richard Bowe. A coleta de dados ocorreu por meio de arquivos e documentos oficiais e de entrevista com representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME), do Conselho Municipal de Educação (CME), do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI). Ainda como parte do levantamento dos dados, realizamos o registro fotográfico de 08 instituições públicas que adotaram essa política pública. Nessa fase foram aplicados questionários com as professoras, com o objetivo de analisar as interpretações dos docentes sobre a política municipal de expansão de vagas e que relações estabelecem entre os espaços partilhados e os documentos que os regulamentam para pensar a arquitetura das instituições e a finalidade da Educação Infantil. Os resultados da investigação indicaram que: a ausência de avaliações da política implementada interfere na qualidade dos espaços; as instituições educativas visitadas apresentaram condições inadequadas que perpassam pela violação dos direitos básicos de cidadania e de acesso aos serviços públicos.
Descargas
Citas
ALVES, Cândida M. S. Daltro. A implementação da política pública de educação infantil: entre o proposto e o existente. 2013. [s.n] Tese (Doutorado em educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2021.
ANDRADE, Cyrce M. R. Junqueira de. Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de(Org.). A educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2007.
BALL, Stephen J. MAGUIRE, M. BRUAN, A. Como as escolas fazem as políticas. Ponta Grossa: Editora EEPG, 2016.
BRASIL. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 2 v.
BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em:10 fev. de 2021
BRASIL. Parâmetros Básicos de infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006a. 1 encarte.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de zero aseis anos à educação. Brasília, 2006b.
BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009b.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF, 2010.
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. & Souza, T. N. (2008). Psicologia Ambiental, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil: Integração possível? Paidéia, 2008, 18(39), 25-40. Disponível em: <http://www.scielo.br/paideia> Acesso em: 10 fev. 2021.
ITABUNA. Instrução nº 001/2008 da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de Itabuna - CEB/CME. Orienta o funcionamento de creches e pré-escolas de Educação Infantil no âmbito do sistema municipal de ensino de Itabuna. CME, Itabuna, 2008.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007 Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acesso em: 21 fev. 2021.
NASCIMENTO, Laiana Porto do. ALVES, Cândida M. Daltro. A importância do brincar livre para a educação infantil: uma pesquisa bibliográfica. In: VIEIRA, Emilia Peixoto; ALVES, Cândida M. Daltro; SEDANO, Luciana. A educação infantil em debate. Curitiba: CRV, 2016.
SANTOS, Érico José dos. A política de expansão vagas da educação infantil no município de Itabuna-Ba: interpretações de uma realidade em construção. 2017. 146 fl.: il.; anexos. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA: 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.