Mapeamento da produção acadêmica no Brasil sobre práticas de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9143

Palabras clave:

Coordenador pedagógico, Estado da Arte, Formação continuada

Resumen

Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de outros trabalhos já produzidos e divulgados que se relaciona com o objeto de estudo de uma dissertação de mestrado em andamento, cuja temática é: Práticas de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Município de Cordeiros – Bahia. Partimos das ponderações feitas por Ferreira, 2002; Silva e Carvalho, 2014; Romanowski e Erns, 2006 e Muller, 2015 que assinalam as principais características da pesquisa Estado da Arte. Para essa investigação, utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), dos Anais das Reuniões Anuais da ANPED e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Os resultados apontam que existem uma gama enorme de pesquisas que faz menção sobre a função do coordenador pedagógico e sua importância para o sistema educacional do país, mas a respeito da formação continuada para esse profissional, percebemos um movimento tímido na ambiência acadêmica, o que torna mais relevante e necessárias que mais pesquisas sejam realizadas para maior compreensão do assunto e que proporcione nova postura dos gestores das Secretarias de Educação na organização da formação continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenaura Sousa Pessoa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Graduada em Geografia. Especialista em Coordenação Pedagógica. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Municipal Lindolfo Cordeiro Landi de Cordeiros. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas

Nilma Margarida de Castro Crusoé

Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), na mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas.

Citas

ASSUNÇÃO, O. H. G.; FALCÃO, R. O. de. O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: uma pesquisa-ação no município de fortaleza. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro. UFSC – Florianópolis, SC, 2015.

BARROS, Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira. Formação continuada: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

BONAFÉ, Elisa Moreira. O coordenador pedagógico como formador de professores em grupos heterogêneos na escola: as ações de formação e suas implicações. Dissertação(Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

DAMACENA, Giomária Pereira. Prática pedagógica de coordenadores de escolas municipais de Vitória da Conquista - Ba. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

FERREIRA, N. S. (2002). As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, 79,257-272. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php? script=Sci_

arttext&pid=S0101-73302002000300013&Ing=pt&nrm=iso&tlng=pt_.

FREITAS, Elizabete Pereira de. A formação do coordenador pedagógico de EJA/Educação profissional de São Bernardo do Campo: análise a partir dos referenciais elaborados de 2010 a 2014. Dissertação (mestrado) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

FREUND, C. S.; SILVA, L. F. A.; MARCONDES, M. I. O coordenador pedagógico do ensino fundamental e a formação continuada docente: dados de uma pesquisa. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro – UFMA – São Luís/MA, 2017.

GAIO, Victoria Mottim. Formação continuada do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa (1990-2018): movimentos, possibilidades e limites. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.

GOMES, Liduína Maria. A formação continuada no desenvolvimento profissional do professor-coordenador pedagógico: uma investigação em escolas públicas do município de Sobral - CE. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 19 a 22 de novembro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2018.

GONCALVES, SIMONE MOURA. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

KAILER, Priscila Gabriele da Luz. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso(2007-2010) da licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

MOLLICA, A. J. P.; ALMEIDA, L. R. de. O professor especialista iniciante e o apoio do coordenador pedagógico. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro, UFSC – Florianópolis, SC, 2015.

MONTEIRO, Leonardo Felipe Paes. A formação continuada do coordenador pedagógico e o trabalho de formação junto aos professores especialistas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, 2018.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 62, p. 164- 183, dez. 2015.

NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: ação permeada pela resistência docente. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro – UFMA – São Luís/MA, 2017.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de. As condições de trabalho do coordenador pedagógico no território sertão produtivo da Bahia. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. In Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SANTOS, Maione Fonseca. A contribuição do PIBID para a formação dos bolsistas ID e a formação continuada dos supervisores: uma leitura dos coordenadores de área. Dissertação (mestrado) –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

SÁTIRO, C. F. de.; LOPES, F. M. N.; FILHO, A. L. S. da. O trabalho do coordenador pedagógico na escola e sua dimensão ética: limites e possibilidades no contexto escolar. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, João Pessoa, Paraíba, 2018.

SILVA, Francisca Jocineide da Costa e. CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. O estado da arte das pesquisas educacionais sobre gênero e educação infantil: uma introdução. 18ºREDOR. Tema: Perspectiva feminista de gênero: desafios no campo das militâncias e das práticas. Universidade Federa Rural d Pernambuco, 2014.

Silva, Isabel Cristina Rodrigues Brito da. Práticas discursivas sobre gestão democrática dos coordenadores pedagógicos. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2017.

Silva, Soane Santos. Gestão democrática educacional e o trabalho do coordenador pedagógico: limites e contradições. Dissertação (mestrado) –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

SCHIESSL, Marlina Oliveira. Gestão da educação infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Rio Grande do Sul, 2017.

Publicado

2021-10-20

Cómo citar

PESSOA, Z. S.; CRUSOÉ, N. M. de C. . Mapeamento da produção acadêmica no Brasil sobre práticas de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 252-276, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.9143. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9143. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos