Por uma educação (in) sustentável: reflexões desde a nossa constituição cidadã até os dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11148Palavras-chave:
educação, políticas públicas, crise, reformas, educação restaurativaResumo
Este artigo pretende problematizar como ações apolíticas, implementadas na/pela educação, ensejam uma crise na educação, porquanto atendem à lógica neoliberal. Para alcançar esse objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, mediante análise do pensamento arendtiano, esboçado nos textos “A Crise na Educação” e “Reflexões sobre Little Rock”. Amalgamada a essa reflexão, nos esforçamos a interfaceá-la com a nossa realidade educacional, mediante reflexão de como a educação tem se transformado em um instrumento da política. Nas considerações finais, ponderamos que tendo em vista práticas mercadológicas, ditadas pelo mercado financeiro, impera-se, na educação, uma racionalidade política mundial que impõe a lógica do capital, sendo que a escola acaba sendo um veículo para esse alargamento.
Downloads
Metrics
Referências
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. 2000. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/hanna_arendt_crise_educacao.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
ARENDT, Hannah. Reflexões sobre Little Rock. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/4934424/Arendt_Hannah_Reflex%C3%B5es_sobre_little_rock. Acesso em: 22 fev. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário e Outros Temas Contemporâneos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2007.
BRASIL. Decreto no 591, de 6 de julho de 1992. Atos Internacionais. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação, 1992. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 02 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.415 de 16 fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [...] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica [...], 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 abr. 2023.
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A Dessegregação de Little Rock a partir de Hannah Arendt. Pro-Posições, Campinas: UNICAMP, v. 30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/CVqwPpxChYvHB4dnL83GDYp/?lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2021.
BRUNO, Lúcia. Educação e Desenvolvimento Econômico no Brasil. Revista Brasileira de educação, v. 16, n. 48, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/BbvhJPJGSYw9TCWrYS7mfmb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2022.
DALMAGRO, Sandra Luciana; MARCASSA, Luciana Pedrosa; CONDE Soraya Franzoni; D’AGOSTINI Adriana; VENDRAMINI, Regina. Manifestações Atuais da Mercadoria Educação no Brasil. In: FERREIRA, Liliana Soares; MACHADO, Célia Tanajura; BRAIDO, Luiza da Silva. Educação e Trabalho em Tempos de Intervenção Reguladora do Capital. Santa Maria: Editora UFSM, 2020, E-book, p. 146 - 209.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. 4. ed. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, [1969?].
Disponível em: https://docplayer.com.br/49618285-A-imaginacao-sociologica.html#show_full_text. Acesso em: 22 fev. 2019.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SAMPAIO, Kamila Fernanda Barbosa; CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. O Cuidado com o Mundo ou Amor Mundi e sua Relação com a Ação Política em Hannah Arendt. Kínesis, v. 13, n. 34, p. 142-161, jul. 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/download/12141/7394. Acesso em: 22 fev. 2022.
SANTOS, Fabiana Andrade. Educação Básica e Justiça Restaurativa: referências para a estruturação das bases de uma educação restaurativa. Orientador: Avelar Luiz Bastos Mutim. 2023. 323 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/3896/1/EDUCACAO%20BASICA%20E%20JUSTICA_TESE_FABIANA%20ANDRADE.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
SAVIANI, Dermerval; DUARTE, Newton. A Formação Humana na perspectiva Histórico-Ontológica. In: SAVIANI, Dermerval; DUARTE, Newton. Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 47-59
SEVERINO, Antônio Joaquim. Os Embates da Cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da LDB/1996. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB/1996 Contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014. p. 34-43
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 31. ed. revista e atualizada. São Paulo: Malheiros, 2008.
TORRES, Ana Paula Repolês. Direito e Política em Hannah Arendt. São Paulo: Loyola, 2013.
VADE MECUM SARAIVA. Vade Mecum Civil e Empresarial. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.