Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12050

Palavras-chave:

processo ético-crítico, conscientização, razão discursiva crítica, educação dialógica, ética da libertação

Resumo

O presente artigo trata do desenvolvimento ético-crítico dos novos sujeitos sócio-históricos em relação com o exercício da racionalidade discursiva crítica. Constitui, em sua origem, parte da Tese de doutoramento em Educação e Contemporaneidade, um estudo de natureza teórica, com abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, desenvolvido a partir da perspectiva hermenêutica da pedagógica transmoderna de Enrique Dussel. Assim, com relação ao seu aspecto parcial (em relação à totalidade da pesquisa da qual procede), toma a ética dusseliana e a pedagogia freiriana como referencial teórico, a partir do qual busca, no paradigma freiriano da educação libertadora, um referencial práxico para o desenvolvimento racional ético-crítico, como experiência intersubjetivo-comunitária dos sujeitos-éticos negados como oprimidos/vítimas. Neste intuito, opera com os conceitos-chave de “processo ético-crítico” e “conscientização”; “racionalidade discursiva crítica” e “dialogicidade”; “intersubjetividade comunitária”; e “comunidade crítico-simétrica”.

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Biografia do Autor

José Edemilson Pereira dos Anjos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestre e Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEduC (UNEB). Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade – GPPC. Contribuição de autoria: Escrita e Revisão

Luciano Costa Santos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade. Contribuição de autoria:  Escrita.

Referências

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

ANJOS, J. E. P. dos; SANTOS, L. C. Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12050, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12050. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12050. Acesso em: 23 maio. 2024.