Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12050

Palavras-chave:

processo ético-crítico, conscientização, razão discursiva crítica, educação dialógica, ética da libertação

Resumo

O presente artigo trata do desenvolvimento ético-crítico dos novos sujeitos sócio-históricos em relação com o exercício da racionalidade discursiva crítica. Constitui, em sua origem, parte da Tese de doutoramento em Educação e Contemporaneidade, um estudo de natureza teórica, com abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, desenvolvido a partir da perspectiva hermenêutica da pedagógica transmoderna de Enrique Dussel. Assim, com relação ao seu aspecto parcial (em relação à totalidade da pesquisa da qual procede), toma a ética dusseliana e a pedagogia freiriana como referencial teórico, a partir do qual busca, no paradigma freiriano da educação libertadora, um referencial práxico para o desenvolvimento racional ético-crítico, como experiência intersubjetivo-comunitária dos sujeitos-éticos negados como oprimidos/vítimas. Neste intuito, opera com os conceitos-chave de “processo ético-crítico” e “conscientização”; “racionalidade discursiva crítica” e “dialogicidade”; “intersubjetividade comunitária”; e “comunidade crítico-simétrica”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Edemilson Pereira dos Anjos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestre e Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEduC (UNEB). Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade – GPPC. Contribuição de autoria: Escrita e Revisão

Luciano Costa Santos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade. Contribuição de autoria:  Escrita.

Referências

ANJOS, José Edemilson Pereira dos. Para uma racionalidade ético-crítica da vida: a formação do sujeito da práxis de libertação. 2021. 225 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Departamento de Educação/Campus 1, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação. Tradução: Luiz João Gaio. 2. ed. São Paulo: Loyola; Piracicaba: UNIMEP, 1977a. (Coleção Reflexão Latino-americana, vol. 3: Filosofia na América Latina, tomo I).

DUSSEL, Enrique. Para uma Ética da Libertação Latino-americana. Tradução: Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola; Piracicaba: UNIMEP, 1977b. (Coleção Reflexão Latino-americana, Erótica e Pedagógica, vol. 2, tomo III).

DUSSEL, Enrique. Ética de la liberación (hacia el “punto de partida” como ejercício de la “razón ética originária”). In: SIDEKUM, Antonio (org.). Ética do Discurso e Filosofia da Libertação: modelos complementares. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 1994, p. 145-170.

DUSSEL, Enrique. La ética de la liberación ante el desafio de Apel, Taylor y Vattimo. Ediciones de la Universidad Autónoma del Estado de México: Cidade do México, 1998.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Tradução de Ephraim Ferreira Alves; Jaime A. Clasen; Lúcia M.E. Orth. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. (2. reimpressão, 2018).

DUSSEL, Enrique. 14 tesís de ética. Hacia la esencia del pensamiento crítico. Madri: Editorial Trotta, 2016. (Colección Estructuras y Procesos. Série Filosofía).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. (Coleção O mundo, hoje, v. 21).

FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. E outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2010. (Coleção O mundo, hoje, v. 10).

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

ANJOS, J. E. P. dos; SANTOS, L. C. Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12050, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12050. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12050. Acesso em: 16 abr. 2024.