Cinema/filme no contexto educacional para problematizar questões relacionadas ao estigma do corpo gordo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12220

Palavras-chave:

educação, corpo, estigma, filme

Resumo

O presente estudo apresenta as limitações e consequências (violências) impostas a um corpo gordo na sociedade ocidental contemporânea. Compreendendo a escola como lugar para ampliar o olhar para as diferenças, buscamos responder a seguinte pergunta: Como o cinema/filme pode contribuir para problematizar questões referentes ao corpo gordo e estigma no contexto educacional? Metodologicamente, tratou-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo-exploratório, por meio de análise fílmica, utilizando como corpus de análise a produção cinematográfica “Preciosa – Uma História de Esperança” (IMDB, 2009). A película nos permitiu perceber que o estigma ao corpo gordo é naturalizado em todos os espaços sociais em que Preciosa convive estimulando a violência simbólica e física. Compreendemos que o uso do cinema/filme no contexto educacional, com a mediação do professor, possibilita (re)pensar de forma crítica e reflexiva questões relacionadas ao corpo gordo e sua exclusão social, para fomentar a desconstrução de preconceitos e uma formação mais humana.

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Biografia do Autor

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutoranda em Educação pela UFS. Membro do grupo de pesquisa GEPESCEF.

Contribuição de autoria: Redação – revisão e edição.

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutor em Educação pela UFSC. Docente na UFS. Coordenador do GEPESCEF.

Contribuição de autoria: Redação – revisão e edição

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Publicado

2023-12-17

Como Citar

SANTOS, M. E. A. dos; MEZZAROBA, C. Cinema/filme no contexto educacional para problematizar questões relacionadas ao estigma do corpo gordo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12220, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12220. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12220. Acesso em: 28 abr. 2024.