Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12943

Palavras-chave:

autismo, inclusão, Vigotski

Resumo

O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.

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Biografia do Autor

Ane Cristine Herminio Cunha, Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em educação, linguagem e práticas sociais. GIEPELPS de estudos

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

CUNHA, A. C. H. Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12943, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12943. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943. Acesso em: 27 abr. 2024.