Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12943

Palavras-chave:

autismo, inclusão, Vigotski

Resumo

O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ane Cristine Herminio Cunha, Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em educação, linguagem e práticas sociais. GIEPELPS de estudos

Referências

ALBUQUERQUE, Isis.; BENITEZ, Priscila. O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: revisão de estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1939–1953, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12811. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12811. Acesso em: 16 nov. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

COSTA, Valdelúcia Alves da. Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica. Revista Educação Especial, [s. l.], v. 28, n. 52, p. 405–416, 2015. DOI: 10.5902/1984686X9628 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9628 Acessp em: 16 nov. 2022.

MOURA, Alanna Moura e; SANTOS, Bruna Monyara Lima dos; MARCHESINI, Anna Lúcia Sampaio. O brincar e sua influência no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação Distúrbio e Desenvolvimento, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 24-38, jun. 2021. DOI: 10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p24-38 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072021000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 nov. 2022.

PIECZARKA, Thiciane; VALDIVIESO, Tiago V. Vínculo afetivo, aprendizagem e autismo: reflexões sobre a relação professor-aluno. Revista Cógnito, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 59 - 77, ago/2021. DOI: 10.53546/2674-5593.cog.2021.52 Disponível em: https://revista.fidelis.edu.br/index.php/cognito/article/view/52 Acesso em: 16 nov. 2022

SZUNDY, Paula T. C.; FABRÍCIO, Branca F. Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, brumas e projetando desafios. In: SZUNDY, Paula. T. C. et al. (org.) Inovações e desafios epistemológicos em linguística aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 63-89.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LEONTIEV, Alexis. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento / Aléxis Leontiev... [et al.]; Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. 2 ed. Moscú: Editorial Pedagóguika, 1997. v. 1.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização: Michael Cole, Vera Johnsteiner, Sylvia Scribner e Ellen Souberman. Tradução: José Cipolla Neto, Luiz Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 191p.

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

CUNHA, A. C. H. Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12943, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12943. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943. Acesso em: 21 nov. 2024.