Democratização da gestão escolar: pilar essencial para o desenvolvimento da qualidade da educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14021

Palavras-chave:

gestão democrática, gestão escolar, participação popular e social

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo primordial refletir, por um viés teórico-crítico, a importância da gestão escolar democrática enquanto um  mecanismo que favorece a participação coletiva, configurando em elemento essencial para a melhoria qualidade do ensino e, consequentemente, da educação pública brasileira. A gestão democrática, entendida assim, enquanto um “princípio pedagógico” e, um “preceito legal”, está prevista na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente incorporada a nossa atual LDB 9.394/1996, representa um significativo avanço para toda a sociedade. Assim, a gestão democrática se traduz em importante instrumento que fortalece os mecanismos de participação coletiva na escola e na sociedade civil. O referencial teórico no qual fundamentamos nossas discussões, além dos textos legais, tem amparo ainda nos estudos de Lück (2009), Freire (1985), Libâneo; Oliveira e Toschi (2011), Gadotti (2014), Paro (2000) dentre outros que tratam a problemática da gestão escolar como uma temática que está no centro dos debates da atualidade, compreendendo que sua efetiva implementação é condição sine qua non  para um outro modelo de sociedade que prime por um espaço educativo realmente emancipador, rompendo assim, com a lógica instrumentalizadora ainda vigente nas estruturas sociais hegemônicas. Metodologicamente nosso esboço se configura em um estudo de natureza bibliográfica de viés crítico-reflexivo que visa apresentar discussões teóricas sobre a temática da gestão democrática, destacando os avanços e os desafios desse campo de estudo para a efetivação de espaços participativos e coletivos, no interior das escolas e mais ainda no âmbito social. Reconhecemos que apesar dos avanços, muitos obstáculos ainda se fazem presentes, principalmente no que diz respeito à efetiva “participação social e popular”, que é, no entender de Gadotti (2014), o caminho para a construção de uma escola verdadeiramente “ativa, autônoma e democrática”.

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Biografia do Autor

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, EEIF Monsenhor André Viana Camurça - Brasil

Professora da Universidade Estadual do Ceará da área de Política, Planejamento e Gestão Escolar e da rede municipal de ensino de Caucaia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, primeiro segmento. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Contribuição de autoria: pesquisa, escrita e primeira redação

Tânia Serra Azul Machado Bezerra, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Porto, vinculada a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - FPCEUP, no âmbito de Formação de Professores. Pesquisadora do EIP/UP. Contribuição de autoria: co-escrita revisão dos conceitos da escrita, formatação e correção ortográfica.

Edite Colares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui doutorado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (2008). É PhD pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (CNPQ).Contribuição de autoria: co-escrita e revisão final da escrita.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

KACZAN, M. A. V. L.; BEZERRA, T. S. A. M.; OLIVEIRA, E. C. Democratização da gestão escolar: pilar essencial para o desenvolvimento da qualidade da educação pública. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e14021, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.14021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14021. Acesso em: 22 nov. 2024.