Educação Não-Formal e espaços não-formais de educação nas licenciaturas em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14483

Palavras-chave:

currículo, formação inicial, graduação

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as temáticas “Educação Não-Formal” (ENF) e “Espaços Não-Formais de Educação” (ENFE) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de cursos de Licenciatura na área de Ciências da Natureza. A fundamentação teórica tem como base Bernadete Gatti e Maria Amélia Santoro Franco para a formação de professores e Maria da Glória Gohn e Daniela Franco Carvalho Jacobucci para as discussões sobre ENF e ENFE. O estudo é de natureza qualitativa, exploratória e documental, realizado a partir análise dos PPC’s. Para a delimitação do lócus da pesquisa, estabeleceu-se recorte espacial: Instituições de Ensino Superior (IES) presentes do Estado do Espírito Santo, recorte sistêmico: IES mantidas pelo Governo Federal, e recorte de modalidade: IES com cursos de Licenciatura ofertados na modalidade presencial. A partir das análises realizadas, verificou-se que, com a reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre, ocorreu a criação da disciplina “Ensino de Ciências Naturais em Espaços Não Formais”. Todavia, em nenhum dos outros onze cursos, foi identificada disciplina com nomenclatura que aborde as temáticas pesquisadas. Identificou-se ainda, maior presença dos ENFE nos conteúdos e em demais tópicos dos PPC’s após suas atualizações. Entretanto, reforça-se a contínua ausência da ENF nos processos formativos dos cursos de Licenciatura participantes da pesquisa. Considera-se necessária a reestruturação curricular dos PPC’s, levando em conta a baixa frequência da inserção de temáticas de relevância para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Docente na Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo e na Rede Estadual de Ensino do Espírito santo. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência (HISTOFIC). Pesquisador doutorando do Projeto Rio Doce Escolar (IFES).

Pedro José Garcia Júnior, Secretaria Municipal de Venda Nova do Imigrante - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente na Secretaria Municipal de Venda Nova do Imigrante.

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência (HISTOFIC).

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

BARBOSA, M. A. P.; GARCIA JÚNIOR, P. J.; SGARBI, A. D. Educação Não-Formal e espaços não-formais de educação nas licenciaturas em Ciências da Natureza. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 21, n. 52, p. e14483, 2025. DOI: 10.22481/praxisedu.v21i52.14483. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14483. Acesso em: 9 mar. 2025.