Movimentos Sociais e Educação do Campo na América Latina: aprendizagens de um percurso histórico

Autores

  • Lia Pinheiro Barbosa Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Peter Michael Rosset El Colegio de la Frontera Sur - México

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2819

Palavras-chave:

Educação do campo. Paradigma epistêmico do campo. Pedagogia camponesa agroecológica.

Resumo

O Brasil tem sido emblemático no debate político da Educação do Campo, uma luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das organizações da Via Campesina Brasil, e que articula a reivindicação da democratização do acesso à educação para os povos do campo no marco das políticas públicas. Para o caso brasileiro, foram fundamentais as conquistas no campo jurídico e das políticas públicas, como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, o PRONERA e a Política Nacional de Educação do Campo, sobretudo por romper com o histórico latifúndio do saber e do conhecimento, consolidado no Brasil. Neste artigo destacamos que o projeto educativo-político da Educação do Campo ultrapassou as fronteiras locais e nacionais, estabelecendo pontes de diálogo e aprendizagens com outras organizações e movimentos sociais do campo na América Latina, em particular com a Via Campesina / Coordenadora Latino-Americana de Organizações do Campo (LVC/CLOC). O presente artigo pretende delinear algumas destas aprendizagens da Educação do Campo em perspectiva latino-americana, no intuito de destacar seu papel na consolidação de um Paradigma Epistêmico do Campo e de uma Pedagogia Camponesa Agroecológica.

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

BARBOSA, L. P.; MICHAEL ROSSET, P. Movimentos Sociais e Educação do Campo na América Latina: aprendizagens de um percurso histórico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v13i26.2819. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2819. Acesso em: 5 nov. 2024.