REVISÃO DA PROBLEMÁTICA DA FUNÇÃO DO AGIR EXTENSIONISTA:

EDUCAÇÃO E AÇÃO NO CAMPO

Autores

  • Juliano Vitória Domingues Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Brasil
  • Leonel Piovezana Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3477

Palavras-chave:

Extensão rural, Comunicação Rural, Desenvolvimento

Resumo

Considerando a revisão da problemática acerca da função do agir extensionista, pontuamos que a educação e a ação no campo se referem a estudos que surgem a partir da crítica à extensão rural, que apontaram para a mudança da função do extensionista na reformulação do seu papel social, com apostas ao paradigma da comunicação rural. Essa mudança, implícita na ação extensionista, diverge da prática orientada para essa noção. Nesse viés, entendemos a necessidade de revisar a problemática da função teórico-prática da extensão rural, no sentido de identificar e reconhecer a coerência da proposta de atuação e do projeto de desenvolvimento. Esta produção se refere a uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos em aula, a partir de componentes curriculares administrados no ensino superior das ciências agrárias. Verificamos que a função da extensão rural permanece a de promover o processo de desenvolvimento urbano-industrial na perspectiva da relação sujeito-objeto, mas, por outro lado, o movimento crítico à essa função se mostra como possibilidade evidente, cada vez mais.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

DOMINGUES, J. V.; PIOVEZANA, L. REVISÃO DA PROBLEMÁTICA DA FUNÇÃO DO AGIR EXTENSIONISTA:: EDUCAÇÃO E AÇÃO NO CAMPO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, p. p.398-417, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3477. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3477. Acesso em: 23 dez. 2024.