REVISÃO DA PROBLEMÁTICA DA FUNÇÃO DO AGIR EXTENSIONISTA:
EDUCAÇÃO E AÇÃO NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3477Palavras-chave:
Extensão rural, Comunicação Rural, DesenvolvimentoResumo
Considerando a revisão da problemática acerca da função do agir extensionista, pontuamos que a educação e a ação no campo se referem a estudos que surgem a partir da crítica à extensão rural, que apontaram para a mudança da função do extensionista na reformulação do seu papel social, com apostas ao paradigma da comunicação rural. Essa mudança, implícita na ação extensionista, diverge da prática orientada para essa noção. Nesse viés, entendemos a necessidade de revisar a problemática da função teórico-prática da extensão rural, no sentido de identificar e reconhecer a coerência da proposta de atuação e do projeto de desenvolvimento. Esta produção se refere a uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos em aula, a partir de componentes curriculares administrados no ensino superior das ciências agrárias. Verificamos que a função da extensão rural permanece a de promover o processo de desenvolvimento urbano-industrial na perspectiva da relação sujeito-objeto, mas, por outro lado, o movimento crítico à essa função se mostra como possibilidade evidente, cada vez mais.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.