LOS SENTIDOS DE LA CULTURA ESCRITA EN LA CREAR (1973-1975)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4113Resumo
Este artigo trata sobre os acessos à cultura escrita que é testada a partir das campanhas de alfabetização. Essas políticas foram amplamente divulgadas, principalmente dos anos 1940. Muitos deles foram guiados pelas diretrizes das organizações internacionais a partir de uma concepção de conhecimento que Freire chamou de "digestivo". As campanhas de alfabetização nos permitem dar uma olhada política na cultura escrita. E, por isso, ele nos pergunta: o que as propostas maciças de alfabetização implicam em termos de como as subjetividades são construídas em relação à cultura escrita? Nesta apresentação, consideramos os resultados da investigação para obter o grau de médico. Analisamos os significados da cultura escrita na Campanha para a Reativação Educativa de Adultos para Reconstrução (CREAR) desenvolvida na Argentina entre 1973 e 1975. Esta experiência apresenta notas distintivas sobre a proposta de alfabetização, uma vez que disputou os sentidos hegemônicos. É interessante analisar como o acesso à cultura escrita ligada a outras práticas sociais foi configurado naquela experiência educacional. Em particular, consideramos como a proposta de alfabetização é inserida nas práticas de organização comunitária. Para isso contamos com documentos da campanha e os depoimentos dos professores de alfabetização. A partir de sua análise, contribuímos com reflexões sobre os quadros das políticas educacionais e da educação popular nos anos 1970, mostrando como nesta convergência uma proposta política pedagógica foi projetada para promover o acesso à cultura alfabetizada nos processos de organização social. Em primeiro lugar, apresentamos algumas considerações teóricas que apoiam a análise das políticas de cultura e alfabetização escritas. Em seguida, analisamos CREAR como uma política de alfabetização, com foco nas concepções que estruturaram a proposta. Em terceiro lugar, abordamos a proposta de alfabetização e as decisões metodológicas. Finalmente, apresentamos algumas reflexões como um fechamento.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.