LOS SENTIDOS DE LA CULTURA ESCRITA EN LA CREAR (1973-1975)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4113Resumen
Este artigo trata sobre os acessos à cultura escrita que é testada a partir das campanhas de alfabetização. Essas políticas foram amplamente divulgadas, principalmente dos anos 1940. Muitos deles foram guiados pelas diretrizes das organizações internacionais a partir de uma concepção de conhecimento que Freire chamou de "digestivo". As campanhas de alfabetização nos permitem dar uma olhada política na cultura escrita. E, por isso, ele nos pergunta: o que as propostas maciças de alfabetização implicam em termos de como as subjetividades são construídas em relação à cultura escrita? Nesta apresentação, consideramos os resultados da investigação para obter o grau de médico. Analisamos os significados da cultura escrita na Campanha para a Reativação Educativa de Adultos para Reconstrução (CREAR) desenvolvida na Argentina entre 1973 e 1975. Esta experiência apresenta notas distintivas sobre a proposta de alfabetização, uma vez que disputou os sentidos hegemônicos. É interessante analisar como o acesso à cultura escrita ligada a outras práticas sociais foi configurado naquela experiência educacional. Em particular, consideramos como a proposta de alfabetização é inserida nas práticas de organização comunitária. Para isso contamos com documentos da campanha e os depoimentos dos professores de alfabetização. A partir de sua análise, contribuímos com reflexões sobre os quadros das políticas educacionais e da educação popular nos anos 1970, mostrando como nesta convergência uma proposta política pedagógica foi projetada para promover o acesso à cultura alfabetizada nos processos de organização social. Em primeiro lugar, apresentamos algumas considerações teóricas que apoiam a análise das políticas de cultura e alfabetização escritas. Em seguida, analisamos CREAR como uma política de alfabetização, com foco nas concepções que estruturaram a proposta. Em terceiro lugar, abordamos a proposta de alfabetização e as decisões metodológicas. Finalmente, apresentamos algumas reflexões como um fechamento.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.