A ABORDAGEM BLENDED ONLINE POPBL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4115Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar as implicações da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia educacional para a formação inicial de professores capazes de refletir criticamente sobre suas ações pedagógicas, seu contexto de atuação e sobre os aspectos atitudinais da profissão de docente. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo por meio de uma pesquisa que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL como estratégia pedagógica na disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. A coleta de dados se deu pela aplicação de questionários e coleta de documentos. A pesquisa evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa metodológica capaz de promover saberes fundamentais para o exercício da profissão de docente, visando modos de comportamentos que não sejam reduzidos à racionalidade técnica e conteudista.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.