A ABORDAGEM BLENDED ONLINE POPBL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA

Autores/as

  • Sidinei de Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4115

Resumen

Este artigo tem por objetivo investigar as implicações da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia educacional para a formação inicial de professores capazes de refletir criticamente sobre suas ações pedagógicas, seu contexto de atuação e sobre os aspectos atitudinais da profissão de docente. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo por meio de uma pesquisa que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL como estratégia pedagógica na disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. A coleta de dados se deu pela aplicação de questionários e coleta de documentos. A pesquisa evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa metodológica capaz de promover saberes fundamentais para o exercício da profissão de docente, visando modos de comportamentos que não sejam reduzidos à racionalidade técnica e conteudista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-08-06

Cómo citar

SOUSA, S. de O. A ABORDAGEM BLENDED ONLINE POPBL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 29, p. 320-349, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4115. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4115. Acesso em: 23 nov. 2024.