CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Edmilson Antonio Pereira Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4370

Palavras-chave:

Condições de trabalho. Docentes. Produção acadêmica.

Resumo

Analisa-se a produção acadêmica brasileira da área da Educação sobre as condições de trabalho docente na educação básica, em artigos, teses e dissertações, totalizando 55 estudos evidenciados na literatura sobretudo a partir dos anos 2000. A área do conhecimento "Educação" se distribuiu em cinco subáreas, das quais a de "Ensino-Aprendizagem" foi a mais frequente. A variedade de itens utilizados para representar tais condições prejudica o entendimento similar entre os pesquisadores, o que dificulta a comparação entre os resultados encontrados nos estudos e a identificação de fatores associados.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

ANTONIO PEREIRA JUNIOR, E.; FRAGA VIEIRA, L. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 247-270, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4370. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4370. Acesso em: 16 abr. 2024.