DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4677Palavras-chave:
Desconstrução. Educação Intercultural. Povos indígenas.Resumo
O presente estudo tem o objetivo de discutir o conceito de interculturalidade em três vertentes, a saber: a relacional, a funcional e a crítica. Dessa forma, nos propomos a escutar e compreender os conhecimentos e desconhecimentos de estudantes acerca da temática Povos Indígenas. A realização deste estudo foi possibilitada pelas leituras de Walsh (2009), Tubino (2013) e Freire (1992) e pelos registros obtidos em uma atividade intercultural encaminhada pelo Programa PIBID Diversidade que ocorreu no 2º semestre de 2016. A referida ação ocorreu mediante a materialização de
diálogos interculturais envolvendo estudantes do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Ji-Paraná (Rondônia) e indígenas do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da observação participante com registros das observações em campo (ANDRÉ, 2012) no decorrer do estudo. Os resultados evidenciam que o diálogo intercultural entre os diferentes povos constitui um recurso importante para desconstruir estereótipos e promover processos
de compreensão das diferenças culturais rumo a interculturalização do currículo e da prática
pedagógica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.