DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: BUSCA POR VAGAS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5069Palavras-chave:
Direito à educação infantil, Educação infantil, Famílias.Resumo
Este artigo discute o direito à educação infantil (EI) na produção acadêmica. Tem como objetivo revisar a literatura sobre a relação entre famílias e instituições, no bojo do direito ao acesso da criança à EI. A partir do referencial teórico metodológico bakhtiniano associado aos referenciais do campo da EI, toma como recorte as produções que contextualizam a área, focalizando os trabalhos selecionados nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, as pesquisas desenvolvidos em 13 anos da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação e os periódicos escolhidos no banco Scielo no cotejamento com produções do campo da EI brasileira. Como resultado, conclui que a produção acadêmica observada, tensiona as políticas públicas educacionais para a oferta de vagas na EI, evidenciando as emergências da ampliação e afirmação do direito da criança ao acesso à EI, considerando a formação de professores com atenção aos enunciados dos familiares.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.