Filosofia e cinema, uma articulação entre o afetivo e o racional como forma de encaminhamento do pensar: um relato da experiência do projeto “filosofia e cinema: estética e racionalidade da imagem”
Palavras-chave:
Linguagem cinematográfica, Linguagem filosófica, Conceitoimagem, Racionalidade logopáticaResumo
O presente trabalho constitui-se num relato da experiência desenvolvida no projeto de extensão “Filosofia e Cinema: estética e racionalidade da imagem”, realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no ano de 2005. O curso estruturou-se segundo a idéia de “conceito-imagem”, considerando a possibilidade de a imagem cinematográfica sintetizar, construir ou desenvolver conceitos com valor de verdade. O projeto desenvolveu-se partindo da exposição de grandes obras do cinema mundial contextualizadas em grandes temas da história da filosofia contemporânea.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.