A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador
Palavras-chave:
Conselho escolar, Gestão participativa, ParticipaçãoResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de dissertação do curso de Administração Estratégica, da Universidade Salvador, realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda a dimensão da participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Por meio do método estudo de caso, utilizou-se o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) que, segundo Amaral Sobrinho e Xavier (1999), é um instrumento gerencial construído coletivamente, como principal indicador da participação da comunidade escolar na gestão. O resultado apresenta formas objetivas e subjetivas que dificultam o envolvimento do Conselho Escolar (CE) na gestão numa perspectiva emancipável e a dimensão em que se encontra a participação da comunidade escolar na gestão das escolas públicas municipais em Salvador.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.