A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador
Palabras clave:
Conselho escolar, Gestão participativa, ParticipaçãoResumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de dissertação do curso de Administração Estratégica, da Universidade Salvador, realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda a dimensão da participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Por meio do método estudo de caso, utilizou-se o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) que, segundo Amaral Sobrinho e Xavier (1999), é um instrumento gerencial construído coletivamente, como principal indicador da participação da comunidade escolar na gestão. O resultado apresenta formas objetivas e subjetivas que dificultam o envolvimento do Conselho Escolar (CE) na gestão numa perspectiva emancipável e a dimensão em que se encontra a participação da comunidade escolar na gestão das escolas públicas municipais em Salvador.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.