A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador

Autores/as

  • Jair Nascimento Santos
  • José Santos de Jesus

Palabras clave:

Conselho escolar, Gestão participativa, Participação

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de dissertação do curso de Administração Estratégica, da Universidade Salvador, realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda a dimensão da participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Por meio do método estudo de caso, utilizou-se o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) que, segundo Amaral Sobrinho e Xavier (1999), é um instrumento gerencial construído coletivamente, como principal indicador da participação da comunidade escolar na gestão. O resultado apresenta formas objetivas e subjetivas que dificultam o envolvimento do Conselho Escolar (CE) na gestão numa perspectiva emancipável e a dimensão em que se encontra a participação da comunidade escolar na gestão das escolas públicas municipais em Salvador.

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Publicado

2007-03-15

Cómo citar

SANTOS, J. N.; JESUS, J. S. de. A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 29-54, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/529. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier temático