CENAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS ESTAGIÁRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5621

Palavras-chave:

Cuidado, Educação inclusiva, Estagiárias, Políticas educacionais

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo que buscou conhecer como atuam as estagiárias da Educação Infantil, com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. Toma como base a legislação vigente e trabalhos acadêmicos que tratam sobre a educação inclusiva e a formação de professores. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários e entrevistas com as estagiárias de dois Centros de Educação Infantil Municipais, da rede pública do município de Chapecó/SC, totalizando uma amostra de 8 estagiárias. De maneira qualitativa, buscou entender sua função no cenário da educação inclusiva. As análises são constituídas a partir de duas categorias analíticas que tomam por base os discursos das estagiárias e discutem: a dualidade, educação e cuidado, e a formação pedagógica das estagiárias. Também contextualiza breve e historicamente o que dizem os manuscritos legais perante a educação inclusiva. Conclui que, a atuação destas profissionais se configura dentro de um cenário educacional que não oferece uma formação específica, com poucos subsídios, contribuindo para a constituição de uma ênfase assistencialista para a Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Olga Vieira Bohrer, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vince (UNIASELV). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora no CEIM Criança Feliz/Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq).

Elizete Petter, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq).

Patrícia Gräff, Universidade Federal Fronteira Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

BOHRER, C. O. V.; PETTER, E.; Gräff P. CENAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS ESTAGIÁRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 302-322, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5621. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5621. Acesso em: 22 nov. 2024.