UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5622

Palavras-chave:

Programa mais educação, Novo mais educação, Aprendizagem

Resumo

O artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa acerca das aprendizagens no âmbito das práticas do Programa Mais Educação em uma escola em Jaboatão dos Guararapes-PE. Para tanto, foram feitas observações e entrevistas aos sujeitos na escola (equipe de gestão, professores, a coordenadora do programa na escola, monitores e alunos) e na secretaria municipal. O contexto político também é analisado, sucintamente, como elemento para compreensão dos discursos, como propõe Stephen Ball. Assim, o estudo articula a perspectiva política e seus efeitos no contexto da prática. Nas respostas, destacaram-se os discursos em torno do gosto pelos estudos, de acordo com Bernard Charlot. As atividades artísticas foram apontadas como fundamentais para esse processo, sobretudo no que tange à produção de textos. Para os entrevistados, houve melhora dos alunos tanto no relacionamento entre eles, dos alunos com os professores, como também no desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Cibele Maria Lima Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco -Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Professora no Programa em Rede de Ensino de Sociologia (PROFSOCIO) da Fundaj. Coordenadora do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória.

Edinoan Padre da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco -Brasil

Mestre em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Maurício Antunes Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco -Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Pesquisador Titular no Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória ( CECIM/Fundaj).

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Publicado

2019-09-17

Como Citar

RODRIGUES, C. M. L.; DA SILVA, E. P.; TAVARES, M. A. UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 323-347, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5622. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5622. Acesso em: 23 abr. 2024.