UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5622Palavras-chave:
Programa mais educação, Novo mais educação, AprendizagemResumo
O artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa acerca das aprendizagens no âmbito das práticas do Programa Mais Educação em uma escola em Jaboatão dos Guararapes-PE. Para tanto, foram feitas observações e entrevistas aos sujeitos na escola (equipe de gestão, professores, a coordenadora do programa na escola, monitores e alunos) e na secretaria municipal. O contexto político também é analisado, sucintamente, como elemento para compreensão dos discursos, como propõe Stephen Ball. Assim, o estudo articula a perspectiva política e seus efeitos no contexto da prática. Nas respostas, destacaram-se os discursos em torno do gosto pelos estudos, de acordo com Bernard Charlot. As atividades artísticas foram apontadas como fundamentais para esse processo, sobretudo no que tange à produção de textos. Para os entrevistados, houve melhora dos alunos tanto no relacionamento entre eles, dos alunos com os professores, como também no desempenho escolar.