O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5630Palavras-chave:
Diretor escolar, Formação de professores, Gestão democráticaResumo
Este estudo é um recorte da pesquisa realizada durante o mestrado profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental na UNIMES – Santos/SP no período de 2016 a 2018 e tem como objetivo apresentar as representações dos professores do Ensino Fundamental acerca do papel do diretor escolar na formação continuada em serviço. O estudo tem como referenciais teóricos principais as abordagens de Freire (2001, 2013, 2016), Gatti (2008, 2010, 2014), Lück (2012), Paro (2001, 2004, 2010), Veiga (2013), Vieira (2007, 2008, 2011). Utilizou-se a metodologia qualitativa com encaminhamento para estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e questionários. A escola pesquisada pertence à rede privada de ensino e localiza-se na cidade de Santos/SP. Como resultado, os dados coletados indicaram que os professores apontam o diretor escolar com um papel fundamental na formação dos docentes, principalmente pedagógico. Compete a ele, além da função administrativa, acompanhar a prática docente em parceria com o coordenador pedagógico; acompanhar os desafios diários da comunidade escolar e o aprendizado. Destaca-se, ainda, o excesso de burocracia que envolve o dia a dia desse profissional e sua ausência nos momentos de formação em função das demandas da administração central.