EM BUSCA DO CONSENSO: “NOVO ENSINO MÉDIO”, INTELECTUAIS ORGÂNICOS E HEGEMONIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5684Palavras-chave:
Lei no 13.415, Movimento estudantil, Reforma do ensino médioResumo
Neste trabalho, analisamos, apoiado no conceito de hegemonia de Antonio Gramsci, as estratégias utilizadas por frações da classe dominante para obter o consentimento social sobre a reforma do ensino médio (Lei no 13.415/2017), no momento anterior à publicação da Medida Provisória no 746/2016 e no contexto do movimento de ocupações escolares. Para tanto, foi realizada pesquisa em periódicos eletrônicos tendo por propósito mapear o processo de construção da reforma, bem como levantamento das campanhas publicitárias transmitidas em rede nacional pelas principais emissoras de televisão. Foi possível mostrar que o processo de imposição da reforma passou por momentos tanto de coerção, quanto de consenso: o fomento da ideia de crise educacional, de maneira organizada pela mídia hegemônica, foi ao encontro da reforma, contribuindo para criar consenso ativo e/ou passivo das massas às mudanças impostas; enquanto a repressão estatal foi dirigida aos grupos que não consentiram, particularmente ao movimento secundarista estudantil.
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