Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
Palavras-chave:
Formação docente, Investigação-ação, MultirreferencialidadeResumo
Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.