Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim

Autores/as

  • Jussara Almeida Midlej Silva

Palabras clave:

Formação docente, Investigação-ação, Multirreferencialidade

Resumen

Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.

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Publicado

2008-06-03

Cómo citar

MIDLEJ SILVA, J. A. Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p. 79-108, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578. Acesso em: 25 nov. 2024.