Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
Palabras clave:
Formação docente, Investigação-ação, MultirreferencialidadeResumen
Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.