FUTURE SPECIALISTS’ SOCIALIZATION IN THE CONTEXT OF COMPETENCE APPROACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5796

Palavras-chave:

Adptação social da pessoa, Competência social, Qualidade da formação, Indicador de competência profissional

Resumo

A solução dos problemas enfrentados pela sociedade russa moderna depende em grande parte das crenças, expectativas, valores e atitudes das pessoas que determinam sua atitude em relação à inovação, conteúdo, eficácia e eficiência de várias atividades. A adaptação social (inclusão ativa no ambiente social) do indivíduo assume como condição necessária a conquista de um certo nível de competência social. O ambiente social moderno tem um impacto significativo no processo de formação da personalidade, causando certas contradições: por um lado, a modernização sociocultural requer uma nova abordagem para o problema da auto- realização social do indivíduo, exigindo maior atividade humana como sujeito da vida social, assumindo a responsabilidade por suas atividades e comportamentos, mas, por outro lado, a instabilidade da sociedade moderna aumenta as dificuldades naturais de crescer; a situação de incerteza leva à deformação do desenvolvimento pessoal, à desadaptação na sociedade. A modernização do sistema educacional levou a mudanças no conteúdo, formas, métodos e tecnologias da educação, em relação às quais havia a necessidade de avaliar os resultados do funcionamento do sistema educacional. Analisando a qualidade de um treinamento especializado moderno, os pesquisadores começaram a recorrer cada vez mais às competências formadas durante o estudo, entre as quais um lugar importante é ocupado pela competência social, estimado como o indicador mais importante da competência profissional de um especialista em geral e, em particular, , no campo das relações econômicas, trabalhistas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

M. G. Sergeeva

Doctor of Pedagogic Sciences (Advanced Doctor), Associate Professor, Senior Research Officer; Research Institute of the Federal Penitentiary Service of Russia (Moscow, Russia). E- mail: nii@fsin.su

V. S. Shilova, Belgorod State National Research University - Russia

Doctor of Pedagogic Sciences (Advanced Doctor), Professor, Belgorod State National Research University.

A. N. Evdokimova, Chuvash State University named after I.N. - Russia

Candidate of Historical Sciences (PhD), Associate Professor, Chuvash State University named after I.N. Ulyanov.

N. V. Arseneva, National Research University - Russia

Candidate of Economic Sciences (PhD), Associate Professor, Moscow Aviation Institute (National Research University).

V. V. Degtyareva, State University of Management - Russia

Candidate of Economic Sciences (PhD), Associate Professor, State University of Management.

A. V. Zuykov, Peoples' Friendship University of Russia - Russia

Candidate of of Law Sciences (PhD), Associate Professor, Peoples' Friendship University of Russia.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

SERGEEVA, M. G.; SHILOVA, V. S.; EVDOKIMOVA, A. N.; ARSENEVA, N. V.; DEGTYAREVA, V. V.; ZUYKOV, A. V. FUTURE SPECIALISTS’ SOCIALIZATION IN THE CONTEXT OF COMPETENCE APPROACH. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 571-583, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5796. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5796. Acesso em: 25 abr. 2024.