THE INTERCONNECTION OF INHIBITORY CONTROL AND THE INTERNAL PICTURE OF HEALTH IN PRIMARY SCHOOLCHILDREN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5929

Palavras-chave:

controle inibitório, uadro interno de saúde, escolares, meninos e meninas

Resumo

Supomos que a atitude consciente da saúde de uma pessoa, quando realizada em uma ação específica, deva estar conectada a certas características psicofisiológicas objetivas, por exemplo, ao controle inibitório. O objetivo da presente pesquisa foi estudar a inter-relação do controle inibitório e do quadro interno de saúde (mais conhecido como IPH) em escolares do ensino fundamental. Foram examinados 72 escolares do ensino fundamental (idade média (DP): 10,3 (0,9) anos). O controle inibitório foi avaliado pela ferramenta ReBOS (Vergunov, Nikolaeva, 2018). O nível de IPH foi medido por um questionário (Nikolaeva et al., 2014). Verificou-se que quanto mais alto o nível de IPH, maior o controle sobre suas ações. A maneira como as meninas respondem à participação em uma atividade está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento de IPH. Porém, diferentemente dos dados obtidos no grupo dos meninos, o controle inibitório das meninas não está relacionado ao seu nível de IPH.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera S. Merenkova, Bunin Yelets State University - Russia

Department of psychology and psychophysiology, Bunin Yelets State University, YelSU, Kommunarov str., 28.1. Yelets, 399770, Russian Federation.

Oksana E. Elnikova, Bunin Yelets State University - Russia

Department of psychology and psychophysiology, Bunin Yelets State University, YelSU, Kommunarov str., 28.1. Yelets, 399770, Russian Federation.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MERENKOVA, V. S.; ELNIKOVA, O. E. THE INTERCONNECTION OF INHIBITORY CONTROL AND THE INTERNAL PICTURE OF HEALTH IN PRIMARY SCHOOLCHILDREN. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 552-565, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5929. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5929. Acesso em: 21 nov. 2024.