As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

Palavras-chave:

Culturas Indígenas, Infância, Prática Pedagógica

Resumo

O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.

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Publicado

2010-08-26

Como Citar

MUBARAC SOBRINHO, R. S. As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, p. 139-156, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622. Acesso em: 23 jan. 2025.