ESPAÇO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE OBSERVADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6253

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Espaço, Ludicidade

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa, que abrange estudos sobre alfabetização e letramento. O objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre a forma como os professores do bloco pedagógico, que compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental, vem utilizando o espaço de sala de aula como estratégia para o letramento. O campo empírico do estudo é uma escola pública municipal. Buscamos o embasamento legal para a explicar a organização e o objetivo do bloco de alfabetização e abordamos o letramento como processo em constante desenvolvimento na aprendizagem escolar, de modo especial, nas atividades lúdicas.  Ao relacionar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos com as evidências levantadas a partir da coleta de dados, foi possível perceber divergências entre o que a legislação determina para esta etapa e o que está acontecendo na prática, na escola observada. O trabalho com o letramento realizado em um ambiente propício às interações, dando continuidade a Educação Infantil, marcada pelos processos de aprendizagem a partir das vivências, fica registrado apenas no Projeto Político Pedagógico, mas é pouco observado nas práticas pedagógicas. A repetição toma o lugar das brincadeiras, a diversidade de textos perde espaço para fragmentação de palavras e assim, isso acaba refletindo na pouca exploração do espaço de sala de aula, já que as intervenções pouco promovem momentos lúdicos e de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucia Hugo Uczak, Universidade Feevale - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Feevale, docente do Curso de Pedagogia, vinculada à pesquisa “Os ‘nós’ da leitura e da escrita sob investigação – ações e intenções.”

Karine Oliveira Faller, Universidade Feevale – Brasil

Pós-graduanda em Administração, Supervisão e Orientação Escolar, e Alfabetização e Letramento, ambos os cursos pela Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), Indaial-SC. Colaborou com a pesquisa “Os ‘nós’ da leitura e da escrita sob investigação – ações e intenções.”

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

UCZAK, L. H.; FALLER, K. O. ESPAÇO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE OBSERVADA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 637-658, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6253. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6253. Acesso em: 18 abr. 2024.