UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6324

Palavras-chave:

Docência, Identidade, Memórias autorreferenciais

Resumo

O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação.  Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Belusso, Universidade de Caxias do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM); Bolsista Capes.

 

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul - Brasil

Doutora em Educação, Pós-Doutora em História da Educação pela Università Degli Studi del Molise e Università di Macerata. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq, Pesquisador Gaúcho FAPERGS.

 

 

 

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

BELUSSO, G.; LUCHESE, T. Ângela. UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 825-848, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6324. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324. Acesso em: 20 abr. 2024.