UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6324Palavras-chave:
Docência, Identidade, Memórias autorreferenciaisResumo
O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação. Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.