O governo das escolas do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal: legislação e vivências dos professores

Autores

  • Lisete Almeida
  • Carlinda Leite
  • Preciosa Fernandes

Palavras-chave:

grupamentos de Escolas, Escolaridade Obrigatória, Governo de Escolas, Territorialização da educação

Resumo

Este texto faz uma retrospectiva do quadro legal que instituiu a escolaridade obrigatória em Portugal e dá conta da acção do Estado no governo das escolas públicas que, acompanhando as alterações discursivas, deixaram de ser designadas por escolas primárias para passarem a ser referidas como escolas do ensino básico e a fazerem parte de um agrupamento de escolas. A estes aspectos, associamos vivências e sentimentos expressos por alguns professores relativamente a esta pertença a um agrupamento de escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALMEIDA, L.; LEITE, C.; FERNANDES, P. O governo das escolas do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal: legislação e vivências dos professores. Práxis Educacional, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 57-76, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/634. Acesso em: 17 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê temático