O governo das escolas do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal: legislação e vivências dos professores

Autores/as

  • Lisete Almeida
  • Carlinda Leite
  • Preciosa Fernandes

Palabras clave:

grupamentos de Escolas, Escolaridade Obrigatória, Governo de Escolas, Territorialização da educação

Resumen

Este texto faz uma retrospectiva do quadro legal que instituiu a escolaridade obrigatória em Portugal e dá conta da acção do Estado no governo das escolas públicas que, acompanhando as alterações discursivas, deixaram de ser designadas por escolas primárias para passarem a ser referidas como escolas do ensino básico e a fazerem parte de um agrupamento de escolas. A estes aspectos, associamos vivências e sentimentos expressos por alguns professores relativamente a esta pertença a um agrupamento de escolas.

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Publicado

2010-12-04

Cómo citar

ALMEIDA, L.; LEITE, C.; FERNANDES, P. O governo das escolas do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal: legislação e vivências dos professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 57-76, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/634. Acesso em: 27 ene. 2025.

Número

Sección

Dossier temático