Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?

Autores

  • Lucas Pereira de Souza Santos
  • Elenise Cristina Pires de Andrade

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.

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Publicado

2012-02-17

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, L. P.; PIRES DE ANDRADE, E. C. Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 11, p. 113-128, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668. Acesso em: 23 jan. 2025.