Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Práxis Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.