A escola na berlinda: pesquisa documental e narrativas juvenis em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6854

Palavras-chave:

Jovens, Pesquisa documental , Trajetória escolar

Resumo

Este estudo propõe discutir o lugar que a escola ocupa na vida dos jovens matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola da rede municipal de Cabedelo, Paraíba. O Diário de Classe e a ficha-individual referentes aos anos de 2017 e 2018 bem como entrevista semi-estruturada, realizada com os alunos dos Ciclos III e IV da EJA, respaldam o trabalho empírico. Alguns resultados indicam que eles vão para as turmas da EJA, ou a isso são “obrigados”, frente à retenção e evasão escolar promovidas pela Escola. Os dados do Ciclo III, Turmas A e B, ano 2017 e a Turma “Única”, ano 2018, referidos ao desempenho escolar, a partir dos saberes de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Inglês e Artes, apontam que, dos 112 alunos, a média é de 34 alunos aprovados. E os do Ciclo IV, contemplando os mesmos saberes, mostram uma média de 46,14 de aprovados, de 79 alunos matriculados nos anos 2017 e 2018. Conciliar escola e trabalho, experimentar turmas heterogêneas e apresentar baixo rendimento escolar são variáveis concretas que apontam para a complexidade dessas histórias escolares assimétricas, reativadas por trajetórias descontínuas na Educação Básica. As fontes documentais e as narrativas dos jovens mostram que o problema histórico da retenção e da evasão escolar é também o fracasso da escola, ao contribuir, especificamente, para os processos de exclusão e de desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia Escolar, Formação e Infância: estudos sobre classes populares e educação pública.

Rosângela Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba – Brasil

Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade do Norte do Paraná. Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa Psicologia Escolar, Formação e Infância: estudos sobre classes populares e educação pública.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

COSTA, E. A. de P.; SILVA, R. L. da. A escola na berlinda: pesquisa documental e narrativas juvenis em foco . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 397-419, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.6854. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6854. Acesso em: 3 dez. 2024.