Aprendizes de caranguejo: produção de vídeo com crianças na educação infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Mídia-educação, Prática Pedagógica, Produção de VídeoResumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças da Educação Infantil. Levanta discussão teórica que apregoa a importância da relação infância e mídia, reconhecendo o espaço escolar como lócus propício ao desenvolvimento da leitura crítica dos meios. Evidencia experiência ocorrida no Núcleo de Educação da Infância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN), no qual foi estudado o crustáceo caranguejo, contemplando como atividade de destaque a produção de vídeo documentário com crianças da turma 4 (5 a 6 anos). Foi utulizada a metodologia de produção de vídeo sugerida por Orofino (2005), contemplando as seguintes etapas: roteiro (definição da pauta, construção do roteiro propriamente dito, definição do gênero); pré-produção; produção e edição. Evidencia o envolvimento das crianças em todo o processo de produção, contribuindo para despertar um olhar mais crítico frente ao mundo das imagens em movimento. Reconhece a pertinência de atividades que permitam às crianças assumirem a função de produtoras de mídia, assim como consumidoras atentas e críticas
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