Aprendizes de caranguejo: produção de vídeo com crianças na educação infantil
Palabras clave:
Educação Infantil, Mídia-educação, Prática Pedagógica, Produção de VídeoResumen
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças da Educação Infantil. Levanta discussão teórica que apregoa a importância da relação infância e mídia, reconhecendo o espaço escolar como lócus propício ao desenvolvimento da leitura crítica dos meios. Evidencia experiência ocorrida no Núcleo de Educação da Infância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN), no qual foi estudado o crustáceo caranguejo, contemplando como atividade de destaque a produção de vídeo documentário com crianças da turma 4 (5 a 6 anos). Foi utulizada a metodologia de produção de vídeo sugerida por Orofino (2005), contemplando as seguintes etapas: roteiro (definição da pauta, construção do roteiro propriamente dito, definição do gênero); pré-produção; produção e edição. Evidencia o envolvimento das crianças em todo o processo de produção, contribuindo para despertar um olhar mais crítico frente ao mundo das imagens em movimento. Reconhece a pertinência de atividades que permitam às crianças assumirem a função de produtoras de mídia, assim como consumidoras atentas e críticas
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Práxis Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.