Novos ‘referenciais’ cognitivos e normativos para a política nacional de educação especial no Brasil

Autores

  • Kátia Silva Santos
  • Claudio Roberto Baptista

Palavras-chave:

Políticas, Deficiência, Perspectiva Educacional Inclusiva

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar os direcionamentos da Política Nacional de Educação Especial, os quais vêm sendo caracterizados pela Perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como referência a história da Educação Especial no Brasil nos últimos 30 anos. Trata-se de um ensaioanalítico que parte da análise documental de textos normativos e orientadores para a área. O percurso compreensivo assume como ponto de partida os conceitos do campo da análise de políticas, de forma específica, a abordagem cognitiva das políticas públicas. Em sintonia com a compreensão da política como processo participativo, construtivo e cognitivo, são apresentados momentos importantes que alteram a configuração do campo de atuação da educação dirigida às pessoas com deficiência: da educação substitutiva àquela complementar ao ensino comum. A análise tem permitido inferir que no contexto dos possíveis efeitos dessa política pública – da Educação Especialna Perspectiva da Educação Inclusiva –, inscreve-se o movimento de assegurar o direito à educação regular e pública às pessoas com deficiência.

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Publicado

2014-05-22

Como Citar

SANTOS, K. S.; BAPTISTA, C. R. Novos ‘referenciais’ cognitivos e normativos para a política nacional de educação especial no Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 15-33, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/760. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático