Atividade de estudo e desenvolvimento do pensamento teórico: reflexões com base em Davydov
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica que subsidiou os estudos propostos para o desenvolvimento de uma pesquisa com professores dos anos iniciaisde uma escola filantrópica situada em Teresina-PI sobre o ensino do conceito de número. Propomos uma reflexão sobre o desenvolvimento da atividade de estudo com base nos pressupostos defendidos por Davydov, segundo o qual defende a necessidade de desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes desde os primeiros anos do seu processo de ingresso na escola.Para tanto, recorremos aos aspectos de evolução histórica dessa atividade, considerada como principal da criança em idade escolar. Ao discutirmos a esse respeito, tomamos como parâmetro a organização da proposta de ensinobrasileira, na qual se encontram inseridas as interlocutoras partícipes do estudo, recorrendo para isso à reflexão de tarefas propostas no contexto das aulas deMatemática para o 1º ano do ensino fundamental em nosso país e, de forma específica, de conteúdos propostos no manual de orientação ao professor,proposto por Davydov e seus colaboradores. A intenção é apresentar a possibilidade de organização do ensino com caráter problemático ao inserir a criança em ação investigativa. Para fundamentar essa discussão, nos apoiamos em pesquisas realizadas por Davydov (1999; 1988; 1985; 1982) e nas quais se fundamentou para análise, bem como em pesquisadores brasileiros quevêm desenvolvendo estudos nessa perspectiva, dentre os quais Rosa (2012) e Sforni (2003).
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.