Atividade de estudo e desenvolvimento do pensamento teórico: reflexões com base em Davydov
Abstract
Este artigo apresenta uma discussão teórica que subsidiou os estudos propostos para o desenvolvimento de uma pesquisa com professores dos anos iniciaisde uma escola filantrópica situada em Teresina-PI sobre o ensino do conceito de número. Propomos uma reflexão sobre o desenvolvimento da atividade de estudo com base nos pressupostos defendidos por Davydov, segundo o qual defende a necessidade de desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes desde os primeiros anos do seu processo de ingresso na escola.Para tanto, recorremos aos aspectos de evolução histórica dessa atividade, considerada como principal da criança em idade escolar. Ao discutirmos a esse respeito, tomamos como parâmetro a organização da proposta de ensinobrasileira, na qual se encontram inseridas as interlocutoras partícipes do estudo, recorrendo para isso à reflexão de tarefas propostas no contexto das aulas deMatemática para o 1º ano do ensino fundamental em nosso país e, de forma específica, de conteúdos propostos no manual de orientação ao professor,proposto por Davydov e seus colaboradores. A intenção é apresentar a possibilidade de organização do ensino com caráter problemático ao inserir a criança em ação investigativa. Para fundamentar essa discussão, nos apoiamos em pesquisas realizadas por Davydov (1999; 1988; 1985; 1982) e nas quais se fundamentou para análise, bem como em pesquisadores brasileiros quevêm desenvolvendo estudos nessa perspectiva, dentre os quais Rosa (2012) e Sforni (2003).
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.