O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física

Autores

  • Glaurea Nádia Borges de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3269-1614
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo - BrasilLivre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FEUSP), vinculado à Faculdade de Educação da USP https://orcid.org/0000-0003-1054-8224

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8667

Palavras-chave:

Currículo, Formação em Educação Física, Formação docente

Resumo

Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo.

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Biografia do Autor

Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação/Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FEUSP), vinculado à Faculdade de Educação da USP, e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire, vinculado à UNEB.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo - BrasilLivre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FEUSP), vinculado à Faculdade de Educação da USP

Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FEUSP), vinculado à Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. N. B. de; NEIRA, M. G. O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 420-440, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8667. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667. Acesso em: 3 dez. 2024.