A cartografia e a racionalidade ambiental: em busca da superação da racionalidade instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9168

Palavras-chave:

Modernidade, Teoria de Ator-Rede, Rizoma

Resumo

Este artigo apresenta o movimento contemporâneo da racionalidade ambiental e da cartografia como meio de superação do paradigma moderno que promoveu a instrumentalização da ciência. Neste caso, a abordagem explorada encontra-se na fronteira entre o movimento da modernidade e da contemporaneidade no que diz respeito à concepção do fazer ciência. Assim, o caminho que percorreremos neste texto passa por estes dois movimentos. Sendo que parte-se do diagnóstico da crise da modernidade apresentado por Boaventura de Souza Santos e da influência deste no debate sobre as questões ambientais tal como introduzidas neste domínio por Enrique Leff, por exemplo, e, em seguida, baseado nos estudos de autores como Bruno Latour busca apresentar um modo de produzir conhecimento que se apresenta como cartográfico. Neste sentido, promover a aproximação do discurso da racionalidade ambiental ao discurso da cartografia, neste momento poderá contribuir para a superação da racionalidade instrumental.

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Biografia do Autor

Celeste Dias Amorim, Faculdade Pitágoras

Doctora en Desarrollo y Medioambiente por la Red Prodema, UESC. Maestro en Ciencias Ambientales, UESB; Profesora Faculdade Pitágoras; Pertenece al Grupo de Investigaciones sobre la Circulación de Ideas Pedagógicas en el Pensamiento Pedagógico Brasileño Reciente (CIPED/UESB)

Luis Artur de Santos Cestari, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doctor en Educación por la UFPE, Docente del Programa de Ciencias Ambientales, UESB. Grupo de Investigaciones sobre la Circulación de Ideas Pedagógicas en el Pensamiento Pedagógico Brasileño Reciente (CIPED/UESB). Profesor Titular de la UESB. Actua en dos programas de post-grado: PPGEd/UESB y el PPGCA/UESB.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

AMORIM, C. D.; CESTARI, L. A. de S. A cartografia e a racionalidade ambiental: em busca da superação da racionalidade instrumental. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 456-475, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9168. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9168. Acesso em: 26 dez. 2024.