Ensino de matemática no Rio Grande do Sul: abordagens evidenciadas no ensino médio politécnico
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.933Palavras-chave:
Ensino médio politécnico, Ensino de matemática, Diretrizes curricularesResumo
O artigo expõe algumas compreensões sobre as mudanças deflagradas no ensino de matemática na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul a partir da implementação do Ensino Médio Politécnico, processo esse iniciado em 2011 e integralizado em 2014. A análise realizada, de natureza qualitativa, consiste em um estudo de mestrado desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, mediante o qual buscou-se evidenciar e compreender as mudanças no ensino de matemática decorrentes da implantação do politécnico. Para tanto, buscou-se compreender o processo olhando-o no contexto das escolas estaduais urbanas do município de Erechim/RS, analisando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico, as matrizes curriculares das cinco escolas colaboradoras do estudo, os planos de trabalhos dos professores de matemática e os planos de trabalho dos seminários integrados de cada escola. Por último foi aplicado um questionário aos professores de matemática das referidas escolas, o qual versava sobre o ensino de matemática no contexto desta proposta de ensino médio. A partir da análise realizada concluiu-se que as mudanças no ensino de matemática, observadas a partir da implementação do Ensino Médio Politécnico, dizem respeito às modificações na prática pedagógica do professor de matemática, no papel do estudante no processo de aprendizagem, na estrutura curricular da disciplina, no modo de organizar os conteúdos e, sobretudo, no papel social que a matemática passa a assumir na formação do estudante. Dessas categorias o presente texto dedica-se a abordar a valorização da função social da matemática.
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