Um Olhar Sobre a Formação de Educadores: o fazer-pensar da utopia
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2821Keywords:
Formação de educadores. Organização. Utopia.Abstract
O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa em nível de doutorado em educação, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo e aborda a temática da formação de educadores nas inter-relações entre Movimentos Sociais do Campo, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidades Brasileiras. Articula três ideias-força no processo de formação: o vínculo político-organizativo com o Movimento; a formação como um processo ético, estético e místico e, a formação como processo dialógico, crítico e articulado. A expressão educadores não se limita à função dos professores que atuam em sala de aula, mas, à ampla gama de militantes que desenvolvem atividades pedagógicas-educativas; que assumem funções organizativas de direção; de formação político-ideológica no âmbito da luta e da organização dos trabalhadores. A reflexão teórica aqui proposta se baseia por um lado, na própria experiência/vivência pessoal e por outro, em autores como Paulo Freire, Célia Linhares e Florestan Fernandes que movem nosso pensar-agir. Ao término, a partir da ação reflexiva, teórica e prática acerca da realização de processos formativos e de lutas postula que é necessário alimentar a esperança apesar do tempo de desesperança; fortalecer processos coletivos num tempo de extremo individualismo; construir novos conhecimentos teóricos num tempo em que a teoria cede lugar ao pragmatismo; estabelecer novas relações éticas, estéticas num tempo de naturalização da barbárie para enfrentar a apatia e os sectarismos conjugando ação e reflexão buscando superar a mesmice e o mimetismo com a capacidade inovadora/criativa.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.