Por uma Escola Infantil com Biblioteca: dos fundamentos aos apontamentos de práticas
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2824Keywords:
Biblioteca escolar. Educação do campo. Escola infantilAbstract
No presente artigo tratamos de refletir acerca da Escola Infantil com biblioteca. Partimos da consideração de que essas são duas instituições produzidas na história da vida humana e que precisam produzir novas relações se pretendem contribuir, de alguma forma, para a evolução e transformação social, cultural e educacional na atualidade. A pesquisa se insere no contexto do grupo de pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). A pesquisa é sustentada na análise de conjuntura (SOUZA, 2009), que permite produzir dados trazendo o contexto das bibliotecas e das escolas dos Sem Terrinhas, em diálogo com os dados bibliográficos, cumprindo com os fundamentos da pesquisa qualitativa. Argumentamos a necessidade de que a biblioteca escolar seja incorporada na escola infantil e, fundamentalmente, como ela pode entrar na dinâmica de um movimento social, na vida das comunidades, na dinâmica da formação de professores. Dessa forma, posicionamos a biblioteca no contexto e projeto político da Escola Infantil, pois o problema da biblioteca não se encontra circunscrito nela mesma, mas na contradição do projeto que a Escola Infantil e sua forma escolar assumem na sociedade capitalista. Assim, ao se problematizar o direito da criança à biblioteca na escola, traz os fundamentos e apontamentos possíveis de serem implementados, já que a ausência ou invisibilidade desse espaço educativo na escola está mais evidente que nunca. Conclui-se que as instituições de ensino superior precisam intencionalizar a formação dos licenciados, aspecto que precisa ser intensificado na formação continuada. Reforçamos a atualidade e necessidade da pesquisa sobre o tema, vinculada aos processos de luta pela educação pública.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.